Wednesday, August 16, 2006

Verão!? Onde?...


O verão londrino é famoso por ser esquisito, inesperado e com gosto de "já acabou?". Os londoners ficam o ano todo se preparando para a chegada do verão. Programam viagens, arrumam o carro, o jardim, a casa e a cara! Fazem bronzeamento artificial ou compram cremes com pigmentos para dar aquela corzinha de última hora. Mas, quando o verão está pra chegar... ele já passou.

Em cada escritório, na última gaveta, tem uma sacolinha com o kit "verão de surpresa": uma toalha, um bom livro (homens) ou revista de famosos (mulheres), uma garrafinha de "squash", uma fruta, um protetor solar, sandálias havaianas (com bandeirinha brasileira), óculos, boné, viseira, frisbee e mais o que couber. A sacolinha fica lá, repousando o inverno inteiro só esperando a sua hora. De repente, quando menos se espera, bate um vento sudoeste e sobe uma onda de calor da corrente do golfo. Por entre as nuvens aparece um ponto luminoso que vai crescendo e se manisfesta com cor e calor. Imediatamente as gavetas se abrem e as sacolinhas pulam pra fora. O salto alto é esquecido debaixo da mesa e as secretárias, chefes, estagiárias atropelam-se nas escadas para se juntarem às aposentadas, donas de casa e mães (com seus carrinhos de bebê super-equipados), todas lutando por um lugar ao sol que não esteja úmido ou enlameado.

Ah, tudo fica diferente! Feche os olhos e imagine... Como é bom aproveitar o sol deitado na grama. Livro, frutas e bebidas a postos. O sanduíche do almoço pronto para ser devorado. Por debaixo do terninho já havia um biquini preparado, e a executiva rapidamente embola seu uniforme de trabalho num canto e se prepara para fritar lambusada de óleo bronzeador. Reparem que eu disse "se prepara"! Porque não há tempo suficiente. Não porque seu horário de almoço seja curto demais, afinal ela teria longos 60 minutos "to enjoy her lunch at the park". Mas porque o gracioso astro rei lembrou-se de um compromisso que havia marcado para aquecer as praias do Rio Grande do Norte e teve que se retirar de Londres.

No instante seguinte a corrente do golfo é vencida pela brisa nordeste (aquela que sopra do verão escandinavo de 5 ºC). Desanimada, ela desiste de competir nestas bandas e se recolhe para o caribe. A executiva nem teve tempo de comer seu almoço. Limpou o óleo bronzeador com a toalhinha (pra isso que ela serve), juntou suas revistas e frutas e voltou para seu salto-alto no escritório. Só lhe resta aproveitar o friozinho da tarde para tomar um capuccino no caminho para casa (antes que comece a chover).

Já vi esta história se repetir várias vezes. Afinal de contas, eu também estou sempre correndo para o parque. Só que me preocupo mais em comer meu lanche rapidinho pra bater uma pelada às quartas-feiras. Verão aqui é assim, quando vem, vem tarde ou cedo demais. Claro que eu já estou acostumado, morei em São Paulo a vida toda!

Exageros à parte, vamos aterrisar um pouco na realidade. Quem vem para Londres tem que conhecer os parques. Quem mora em Londres tem que aproveitar os parques! E isso nós temos feito muito bem. Nesta seqüência de fotos você viu: um pôr-do-sol no Hyde Park; a rainha Elizabeth II, no dia do seu 80º aniversário, passeando de carruagem antes de ir tomar chá lá em casa (repare a roupinha violeta dela); o Palácio de Buckingham visto do St. James's Park (repare a bandeirona hasteada informando que a rainha está em casa); uma vista tradicional de London com sua cabine telefônica na frente do parlemento (Big Ben é o sino dentro da torre, não o relógio); uma vista da estação de New Cross (onde moramos) num pôr-do-sol às 21:30 (isso mesmo, nove e meia da noite!); e , por último, apresento nossa nova amiguinha nos jardins dos fundos da LCPC.

Até a próxima... Tenho que parar de escrever agora... acho que vai abrir um solzinho em 10 segundos... Nossa! Tá abrindo... ai ai... Uau!... Ah... que bonito, passou, durou pouco, só 15 segundos desta vez. Epero que o de amanhã dure mais um pouquinho.

Summer
07-08/2006
London

4 comments:

Anonymous said...

Oie.....
Bom, parece que seu verão está como nosso inverno..hehehe
Rapaz, fiquei boquiaberta ao saber que o povo corre, transpira, se lambuza,e depois se limpa com uma mísera toalhinha, e volta a trabalhar, meladinho, meladinho...hahahaha
Essa é boa!!!! Só europeu mesmo.... Espero que vocês dois estejam tomando seus banhos direitinho, sem adquirir esses costumes, eu diria.....hum.... um tanto esdrúxulos.... ou bizarros..... bom, deixa pra lá.
Mil beijinhos pra vcs.

Anonymous said...

O blog está cada vez mais lindo, and so are you guys! Deus tem tomado bem conta de voces. Se cuidem, pois estamos com saudades! Um abraço aos dois!

Anonymous said...

Queridos,
Somente agora, vimos o blog, ficamos contentes em vê-los. Gostamos muito das fotos e dos comentários. Achamos muito legal a forma com que vcs curtem London. Concordamos com a opinião da Lourdes e da Néli sobre a publicação de um possível livro.

Já estamos aguardando mais novidades.
Só para vcs não se esquecerem do Brasil, neste inverno fomos para Porto Seguro e o nosso sol de inverno nos deixou quase pretos (eu escrevi iiinnnnnvvveeerrrnnno, hahahahaha).
Saudades desse casal Especial.

bjos

Que Deus continue Abençoando vcs.

Tia Edna e Augusto

Bibi said...

Oi queridos!! Fico feliz de sempre ter notícias de vcs através do blog. O verão aqui dura mais do que o verão por aí, pelo visto. Pena que não é nem perto do verão brasileiro, pois logo passa. E já já chega o duro e longo inverno. Um abração pra vcs. Nat, Jr e Bianca!