Friday, December 22, 2006

Outono em Paris... (Parte 5)

Finalmente! Chegamos ao nosso último dia em Paris. Depois dessa maratona em quatro dias chegamos aos finalmentes. Na manhã do dia 5 de outubro saímos logo cedo do hotel de fomos para o Palais du Luxembourg. Um palácio usado por muitos dos reis da França que tem um jardim imenso, incluindo um pomar de macieiras e pereiras, fontes e bosques como os franceses gostam. Da até pra imaginar aquelas dondocas do século XVIII, passeando com sombrinha e vestido rodado, acompanhadas por aqueles figuras de cabelos brancos, pó-de-arroz e calça justa (!). Os jardins são muito bem cuidados e muitas pessoas vão para lá fazer caminhada e exercícios. Encontramos um grupo de crianças de uma escola fazendo aula de educação física de sapatos (coitadinhos, os francesinhos não sabem nem correr, quanto mais jogar bola na rua!).

Passamos boa parte da manhã nos jardins e depois seguimos para o Musee du Louvre. Chegamos no museu e deu o que fazer pra não deixar a Lilian comprar mais um favo com nutella na praça. Como já tínhamos conhecido o lado de fora do museu em um outro dia (quando a Lilian comeu seu primeiro favo), fomos direto para a entrada. Entrando pela pirâmide de vidro, você chega no saguão principal, no sobsolo, com acesso para todas as alas do museu. Arrumamos um mapa e, sem mais delongas, tocamos em marcha rápida para encontrá-la: ela, a Monalisa. Acho que pelo menos 90% das pessoas que entram no Louvre vão direto para a sala da Monalisa. Então, não foi preciso nem olhar no mapa, quase não foi necessário andar, fomos levados pela multidão. Sabe a saída do metrô da Sé às 6:30 da tarde? Então, só que com aroma francês (ainda bem que era outono!) .

No caminho vimos muitas outras obras de igual importância (ou até mais fascinantes). Chegando na sala, lá estava ela sozinha em sua parede sorrindo pra nós. Tenho certeza que quando ela nos viu chegar deu uma piscadinha. Mas, eu fingi que não vi e retribui com um sorriso misterioso só pra deixar ela incomodada. Ai ai... poderia deixar posts e mais posts descrevendo a visita no Louvre, mas não dá tempo. O Natal já está chegando e eu ainda estou escrevendo de outubro! Quem quiser saber mais, me liga que eu conto. Mas, não poderia deixar essa foto que tiramos dentro do museu. Repare no desenho da francesinha. Nesse museus encontramos muitos alunos de artes caprichando nos desenhos: a melhor forma de aprender com os originais.

Na saída do museu, cruzamos mais uma vez os jardins em direção ao favo da Place de la Concorde, a praça das armas de Paris (eu sei , eu sei, também não resisti). No caminho, tiramos essa foto debaixo do Arc de Triomphe du Carrousel, mais um dos arcos contruídos por Napoleão para comemorar suas vitórias. O dia já estava terminando. Ficamos praticamente o dia todo dentro do Louvre e não vimos nem um quarto do museu! Muito grande, muito bonito e também muito bem organizado. Fantástico, outro sonho realizado! Quem for visitar Paris, recomendo que deixe um dia inteiro para conhecer o Louvre, vale a pena.

Voltamos para o hotel, pegamos as malas que já estavam prontas e fomos caminhando para a estação pegar o Eurostar de volta para Londres. Claro, uma paradinha pra tomar o último café com croissantes na França (se tivesse favo, aposto que a Lilian comeria mais um). Essa foto foi tirada no terminal do trem, minutos antes de embarcarmos. Fizemos uma viagem tranquila, jantamos no trem e chegamos em Waterloo a noite.

Com certeza foi uma viagem inesquecível: aprendemos muitas coisas; realizamos muitos sonhos; provamos muitos pratos e aprovamos muitos vinhos; conhecemos tantos lugares e subimos tantas escadas que até fez bem para meu condicionamento físico. Se você tiver a oportunidade, conheça Paris.

Fez-se tarde e manhã: o quinto dia, o final dessa viagem. Até a próxima! Entre o Natal e o ano novo vamos conhecer a Bélgica... aguarde!

05/10/2006
Palais du Luxemboug,

Musee du Louvre
Paris

1 comment:

Iara said...

Nossa....fotos lindas, e devem ter aproveitado muito a França...espero um dia fazer a mesma coisa viu...pena que estará no inverno....