Thursday, February 15, 2007

Natal e ano novo…


Antes que o ano fique velho, deixe-me escrever sobre o nosso ano novo, isto é, sobre a nossa virada de 2006 para 2007! Mas, antes disso vem o Natal... então vamos por partes.



A cidade fica toda enfeitada. A Oxford Street (a Oscar Freire daqui) já exibe suas luzes desde novembro. As lojas, restaurantes e galerias mergulham numa competição comercialista para ver quem arrasta mais fregueses. Aquela multidão de pessoas sai das calçadas e invade a rua como formigas desesperadas pela última oferta. Se decidir ficar parado, má idéia, rapidamente é arrastado pela enxurrada de sacolas ou enlaçado por cachecóis sem donos. Melhor agarrar num poste ou brigar por um lugar no café mais próximo. Claro que isso não é nenhuma novidade para quem conhece a 25 de Março em véspera de carnaval (ai que saudades dos acampamentos!). A única diferença é o frio e o perfume francês. Mas voltando ao assunto inicial, a iluminação é linda.

Passamos o Natal em London e comemoramos duas vezes: uma com os amigos brasileiros e outra com os amigos ingleses. Fizemos uma ceia no dia 24 e convidamos alguns amigos para celebrarmos juntos. Como o flat é pequeno, tivemos lotação máxima! Os ingleses não comemoram a véspera do Natal. Abrindo um parênteses, eles não fazem nada no dia 24 à noite. A rotina não muda, saem do trabalho, vão pra casa, jantam e dormem. Nem papai Noel aparece (claro, ele deve estar ocupado no Brasil). Aqueles que ganham presentes (as crianças) acordam cedinho no dia 25 para conferir a árvore. Passam a manhã toda em casa se preparando para o almoço. Ah, isso sim eles comemoram! Almoçam como se não tivessem comido o ano inteiro. Fazem tanto peru que ficam comendo sorobô por meses (não sabe o que é sorobô!?). Meses mesmo... congelam peru assado e vão fazendo torta de peru, sanduíche de peru, salada de peru e o que mais inventarem. Bom, como nós tivemos duas comemorações de Natal, e também fizemos nosso peru para a ceia do dia 24, ainda estamos comendo peru congelado até hoje. E como somos apenas nós dois em casa, a previsão é que teremos peru até a páscoa. Hora de fechar aquele parênteses aberto no inicio do parágrafo.

Fomos convidados para o almoço de Natal na casa de uma família da igreja: a família Silva (!) que vocês já conhecem de outros posts. No dia 25 fomos para a casa deles de manhã e ficamos por lá o dia todo. Deixe-me aproveitar para explicar um pouco da tradição por aqui. Todos sentam à mesa e recebem um “Christmas cracker”, um tipo de cartuchinho de papel com uma espoleta. Duas pessoas puxam as pontas do cartucho até ele estourar. Dentro tem uma coroinha de papel, um brinquedo e um papelzinho com uma piadinha (geralmente sem graça). Você guarda o brinquedo, lê a piadinha e coloca a coroinha. Isto é para lembrar dos presentes que os reis do oriente trouxeram pra Jesus na estrebaria. Bom, depois do almoço é só curtir a tarde de frio torcendo pra nevar (o que nunca acontece), já que todo inglês é louco para ter um “white Christmas”.

Mas, além de tudo isso, teve uma coisa que realmente me impressionou. A quantidade de concertos e cultos especiais com músicas natalinas. Ah, uma maravilha! Fomos a um concerto de Natal no Royal Albert Hall que foi inesquecível (veja o filme no post de dezembro de 2006). Quase todas as igrejas anglicanas fazem seus “carol services”, cultos com músicas especiais de Natal. Fui em vários, mas fiquei com muita saudade de poder tocar.

O post já está longo e eu nem falei do ano novo ainda. Bom, passamos a virada na casa de um casal de amigos brasileiros. Passamos somente nós quatro, mas não poderia ser melhor. Luciana e Josué são amigos muito queridos. Pela cara das garotas dá pra perceber que a feijoada estava fantástica (nosso amigo Josué é chefe e trabalha no melhor restaurante brasileiro em London). E para melhorar, tudo isso sem Faustão!

Mas tem um pedaço muito importante que estou pulando. Nos dias entre o natal e o ano novo nós fizemos uma viagem para a Bélgica. As fotos vem nos próximos posts, aguardem...




Natal e ano novo
London

2006-2007








3 comments:

Anonymous said...

Queridos filhos Gustavo & Lilian:
Quanta foto bonita ...e interessantes..
Gostei das belas amizades do pessoal da Land of Eng e adjacências...excelente !
Que o Senhor continue abençoando-os!
pai Jéder, mãe Dê e irmaozinhos...

Anonymous said...

Jéder diz:
Queridos filhos Gustavo & Lilian:
Quanta foto bonita ...e interessantes..
Gostei das belas amizades do pessoal da Land of Eng e adjacências...excelente !
Que o Senhor continue abençoando-os!
pai Jéder, mãe Dê e irmaozinhos...

Anonymous said...

Lindo, tudo lindo!!!!!!
Mas Guto... Já é quase Páscoa aqui... e ai?