Tuesday, January 29, 2008

Os Penna conquistam a Europa... (Parte 3)


Depois de ouvir muitas solicitações para que eu não deixasse os Penna trancados em Paris, mas continuasse com a sua história ao redor da Europa. Depois de já haver passado oito meses desde que eles estivemos na Espanha. E antes que minha sogra resolva vir novamente... Eu decidi, finalmente, escrever um novo post neste blog. (Saibam que eu bem queria fazer um pouco mais de demora, afinal o post anterior não recebeu nenhum comentário!)

Pois bem, depois de três dias passeando pela Cidade Luz pegamos novamente o trem e voltamos todos pra Londres. Ficamos alguns dias por aqui e então pegamos um avião para Barcelona para conhecermos a Espanha. Pra começar bem a viagem com um clima de aventura – afinal “viagem de estudante sem dinheiro”se enquadra em duas categorias: aventura e teste de sobrevivência – optamos por um daqueles vôos de baixo custo da já tão amiga Easyjet.


O problema é que estes vôos saem bem cedo, ainda de madrugada, e a melhor opção de transporte acaba sendo ir para o aeroporto na noite do dia anterior (tudo isso para não pagar um táxi). Então chegamos no aeroporto de noite, passamos a noite toda em um café e pegamos o avião bem cedinho. (Claro que este todo tempo todo sem dormir não foi o suficiente para Lilian e Graça colocarem o papo em dia.)

Este vôo também tem outra vantagem: chegamos em Barcelona no inicio da manhã, com o dia inteiro ainda pela frente. Entramos (ou melhor, subimos!) no hotel apenas para deixar as malas, mas acabamos dormindo para recarregar as baterias. Mas logo saímos para a caminhada. Andamos, e como andamos! Num só dia fomos longe e conhecemos grande parte dos pontos turísticos da cidade.

Barcelona tem praia, mas também tem muito morro! Mas a verdade é que a cidade encanta. O clima é muito descontraído e o povo sabe tratar bem os turistas. A arquitetura também é impressionante. Parece que a influência de Gaudi está em toda parte, o que faz a cidade ficar mais leve e descontraída.

Ficamos hospedados no Bairro Gótico de Barcelona, o bairro mais antigo, onde a cidade começou a se desenvolver. As ruas são bem estreitas e em cada esquina tem um bar servindo “tapas”. Além deste lado antigo, também conhecemos o parque olímpico, um bairro inteiro construído para os Jogos Olímpicos de 1992, outro show de arquitetura.

Mas foram as obras de Antonio Gaudí que mais me impressionaram mesmo. A famosa Igreja da Sagrada Família (que ainda está em construção) tem uma fachada que mais parece um castelinho de areia. Mas é seu interior que mais me impressionou. Parece que o cara queria brincar e resolveu deixar a imaginação correr em cada detalhe da obra. Ainda quero ir lá quando ela estiver terminada.

Também passamos por museus, restaurantes, praças, mais restaurantes e, por fim, enquanto Lilian e Graça foram às compras, André e eu estivemos no Parque Guell. Trata-se de um condomínio todo projetado por Gaudi onde você percebe como a mente do arquiteto trabalhava. Uma visita é imprescindível, e um bom exercício para as pernas antes da subida é altamente recomendado.

Ficamos dois dias inteiros em Barcelona e, na manhã do terceiro dia, alugamos um carro para viajarmos pelo interior da Espanha até Madri. Mas, antes de sairmos da costa, fomos atrás de algumas praias mais bonitas. Seguimos pela costa ao Norte até um lugar chamado Lloret del Mar, em Costa Brava. Lá a Lilian pode matar a saudade do mar e aproveitar para tirar o atraso no bronzeado. Nem me lembro quanto tempo fazia que nós não víamos praia com sol. E foi muito bom! Passamos a manhã curtindo o calor na areia e a Lilian só saiu da água quando já estava toda enrugada. Encontramos um bom restaurante na beira da praia para comermos um peixe e, de barriga cheia, tocamos viagem para Zaragoza.

Chegamos em Zaragoza no começo da noite e fomos direto para o hotel, que ficava bem no centro histórico da cidade. Na frente do hotel estava a grande praça onde fica a Basílica do Pilar, cujo teto foi pintado por Goya. Descemos do quarto para procurarmos alguma coisa para comer, mas tudo já estava fechado! Nem parecia a mesma Espanha de Barcelona. Acabamos comendo umas tranqueiras no quarto só para não dormirmos com fome.
Valeu a pena termos passeado pela praça no calor da noite, porque o dia seguinte amanheceu chovendo. E a chuva nos fez pegar o carro e ir para Madrid mais cedo que havíamos planejado. Foi tudo o que conhecemos de Zaragoza: a praça central numa noite quente e o interior da basílica numa manhã de chuva.


Mais algumas horas de viagem, mais alguns quilômetros de estradas perfeitas e lá estávamos chegando na capital ibérica. Chegamos no meio da tarde para deixar as malas no hotel – que se chamava Hotel Inglês – e sairmos para passear no centro velho da cidade. Fomos caminhado até a Plaza Mayor, uma praça retangular, gigante, com piso de pedras e cercada por prédios altos de todos os lados. Todas as fachadas têm janelas viradas para a praça e parece que tem sempre alguém te olhando (você entra na praça por uns arcos entre os prédios).

Era nesta praça que os comerciantes traziam suas mercadorias do interior para venderem na cidade. De um certo modo isto ainda ocorre hoje em dia, mas os comerciantes se tornaram imigrantes ilegais e as frutas e carnes viraram DVDs piratas e eletrônicos Made in China. Mas a praça ficou mesmo famosa pelos tribunais da Inquisição Espanhola que lá aconteceram. Além de judeus e muçulmanos, milhares de protestantes foram cruelmente assassinados em nome da Igreja Católica no século XVI.

Mas esta foi somente a primeira tarde em Madri. Na manhã seguinte nós pegamos o carro e fomos visitar Toledo, há cerca de uma hora de viagem. Essa cidade impressionou pela conservação. Toledo é uma das cidade mais antigas da Espanha e também já foi a mais importante. Era capital do Império Visigodo espanhol e vemos até hoje influência da cultura cristã, judaica e moura. Toledo existe há muito tempo! E ela já pertenceu a meio mundo.

Mas, duas coisas fizeram a fama da cidade: o ouro e o aço. Foi nessa região que começaram a trabalhar o aço para fazer espadas e armaduras. Na mesma época surgiram os artesãos que trabalham ouro adamascado sobre aço, fantástico! Passamos o dia em Toledo, e foi um dia inesquecível com muitas lembranças. E para tornar a viagem ainda mais única e especial aquela chuva que deixamos lá em Zaragoza veio nos seguindo.

No final da tarde, quando já estávamos a caminho do carro, caiu o maior temporal e ficamos presos por um bom tempo dentro de um restaurante. Eu fui escolhido para buscar o carro e nem preciso dizer que tive que torcer minhas roupas antes de entrar. Voltamos exaustos para Madrid e capotamos na cama ao som da chuva no telhado.

No dia seguinte continuamos o passeio por Madri. Fomos conhecer os jardins do Palácio Real, encontramos com Don Quijote e Sancho Panza passeando à cavalo na praça central e terminamos o dia no Parque del Retiro. Conseguimos visitar muita coisa e também tirar algumas dezenas de fotos. No dia seguinte chegou a hora da despedida. André e Graça fizeram as malas e pegaram o metrô até o aeroporto. Eles continuaram sua viagem com mais três dias em Roma. Lilian e eu ficamos mais algumas horinhas em Madri, visitamos os Museu do Prado e a Estação Atocha e pegamos o avião de volta para Londres no meio da tarde.

Assim foi nossa pasagem pela Espanha. Conhecemos: Barcelona, Lloret del Mar, Zaragoza, Toledo e Madri em sete dias. Dá pra entender porque a Espanha é hoje o segundo país mais visitado por turista no mundo todo. Se você quiser saber como foi a viagem de Graça e André (ou agora seria Andrea) na Itália, vai ter que convencer minha sogra a escrever um outro blog, porque eu não posso contar. No próximo post voltamos a Londres, onde encontramos um cidadão do mundo que estava sumido há alguns dias.

Barcelona à Madri
16-22/05/2007
Espanha














2 comments:

Anonymous said...

Será que sou a primeira a escrever??? E olha que eu estou em Três Corações, numa lan house... É sempre muito gostoso ler esse blog. Afinal, já estou morrendo de saudades de vcs...
O diário dos Penna ficou ótimo. Registrado para a posteridade.
Beijos com amor
Denise

Anonymous said...

Olá meus queridos...
Vocês já estão aí e nós ainda aqui...muito bom, né ?....(s/hehehe...)

Gostei demais desses registros...realmente, os Penna são privilegiados...podemos registrar como "efemérides"...?

Sobre Barcelona podemos dizer que o museu do grande pintor e escultor Picasso, fica lá no bairro Montcada (a porta de entrada fica um pouco escondido entre muros).
Estiveram lá ?
Apesar de a obra-prima do artista (Guernica) estar no Museu de Madri, o Museu Picasso vale muito a visita. Tem muitas obras do período dele antes do cubismo.
Estivemos lá, né D. Denise...lembra?...

Isso aí...viagem bastante... e, quero ver sempre os relatórios...(c/hehehe...)Vou cobrar...de 0 a 3...

Bjs. abs... do pai Jéder