Wednesday, November 07, 2007

Os Penna conquistam a Europa... (Parte 2)


Depois de dominarem o Reino Unido, foi a vez do casal Penna conquistar o resto do continente (ou, pelo menos, parte dele). O primeiro lugar escolhido para fincarem sua bandeira foi Paris. E numa bela manhã (ainda escura) saímos todos pelas ruas de New Cross a caminho de Waterloo. (Diferentemente dos dias de Napoleão, a invasão seria feita por trem.) Pegamos o Eurostar e fomos direto para o centro de Paris. A viagem foi muito tranqüila, como de costume, e chegamos em Paris numa bela manhã de sol, com fome e prontos para almoçar. Novamente, escolhemos um hotelzinho bem perto da Gare du Nord e não tivemos que caminhar muito.

Não precisamos caminhar muito até o hotel, porque dali em diante a viagem começou com um pé atrás do outro e em passo ligeiro. De lá, já fomos andando na direção das ilhas, sempre aproveitando o sol para passear na beira do rio. Caminhamos pela margem Norte do Hôtel de Ville até o Musée du Louvre. Nesse caminho tem uma longa exibição de quadros e outros artesanatos. A quantidade de cafés também é outra tentação que tenta atrasar a caminhada, mas fomos fortes (pelo menos até aqui)!

Claro que entramos no museu, afinal ela estava nos esperando. Ela mesma, a misteriosa Gioconda (mandou beijo pra todo mundo). Caminhamos rapidamente pelo museu, mas foi suficiente para matar a vontade de ver aquelas obras que sempre sonhamos. Saindo de lá continuamos a caminhada subindo a Champs-Elysées. Aí não deu mais para agüentar e nós tivemos que tomar um café (a Graça teve que tomar dois).

Gostei de ver, as senhoras foram fortes e resistiram bem a todas aquelas vitrines de grife sem gastar um tostão. Chegamos lá em cima no Arc de Triomphe no final da tarde e ficamos esperando o sol se pôr para ver o arco iluminado. André gostou tanto da vista que deu uma de Napoleão desfilando pela avenida. Literalmente, foi de para o trânsito!

Esse foi o primeiro dia. Voltamos para o hotel à noitinha, todos esgotados da caminhada. Nada melhor que jantar e dormir. (Vamos escrever com todas as letras para deixar bem claro: apesar de estarmos na França, tomamos banho sim!)

No segundo dia acordamos novamente bem cedo, tomamos café no hotel e saímos para visitar a Notre Dame. Visitamos por dentro e por fora, fotos daqui e fotos dali... O sol começou a sair e a Lilian ganhou um beijinho pra comemorar.

Também caminhamos pelas redondezas antes de pegarmos o barco para descer o rio. Fizemos uma rápida parada perto do museu para cruzarmos os jardins e visitar o Palais Royal. Lá, a Lilian se inspirou num rapaz que estava tocando cello e saiu rodopiando, como uma bailarina, pátio afora.

Acabada a dança, pegamos novamente o barco, desta vez em direção à Tour Eiffel. E não é que assim que nós desembarcamos aos pés da torre a Lilian sentiu aquele cheirinho... Se você está pensando em cheiro de perfume francês, se enganou. Ela saiu flutuando, seguindo a fumacinha que vinha de uma barraquinha de favos! Isso mesmo, ela comeu mais um favo com Nutella. E desta vez ainda levou a Graça como cúmplice.

Antes de subirmos na torre fomos passear ali por baixo. Quando o dia estava escurecendo, subimos para o segundo andar e vimos o pôr-do-sol lá de cima. Muito bonito! Mais bonita ainda é a cidade iluminada! E como que por instinto, mesmo lá no alto da torre, a Graça encontrou um cafezinho para se esquentar do vento frio. Descemos da torre e voltamos pra casa, digo, para o hotel... esse foi nosso segundo dia.

No terceiro e último dia fomos passear no Château de Versailles, a famosa residência do Rei Louis XV. Acho que nunca havia visto tanta opulência e frescura num lugar só. O palácio é fantástico em todos os seus detalhes: impressionante. O ponto alto (na minha opinião, foi o teatro de ópera para uso do rei e seus convidados de salto alto e meia fina. Do lado de fora, a imensidão dos jardins, com todas as suas esculturas e fontes, impressiona a todos os visitantes. Ficamos todos maravilhados com o passeio e voltamos pro hotel felizes e contentes.

E foi assim: caminhando, tomando café e comendo favo com Nutella que os Penna conquistaram Paris. Depois de três dias voltamos para casa (agora sim), London, New Cross. Mas logo já estava na hora de viajar novamente. Destino: Espanha...


Paris e Versailles
6-8/05/2007
França



No comments: