Thursday, April 20, 2006

Capitain James Cook...

Este monumento é uma homengaem ao magnífico Capitão James Cook, explorador do século XVIII que comandou expedições pioneiras na descoberta da Antártica. Até então não se sabia nada sobre este continente. Algumas teorias afirmavam que deveria existir uma massa de terra próxima do Pólo Sul, a chamada "Terra Incognita". James Cook, que viveu entre 1728-1779, comandou uma série de expedições de circunavegação descobrindo muitas ilhas, mas nunca conseguiu pisar em terras do novo continente.

Os nomes de suas quatro últimas embarcações revelam um pouco das características deste brilhante desbravador: Endeavour, Resolution, Adventure e Discovery. Em seu tempo, era admirado por sua firmeza na fé e exemplar caráter. Até hoje o capitão Cook é respeitado como um dos maiores nomes da navegação mundial, sendo um dos grandes heróis britânicos. Seu grande orgulho foi nunca ter perdido nenhum homem por causa do escorbuto, a misteriosa peste que dizimava tripulações inteiras na época. Suas cartas, sempre precisas, são usadas até hoje pelos navegantes do mar austral.

Novamente, recomendo a deliciosa leitura de Alan Gurney: "Below the Convergence: Voyages Towards Antarctica, 1699-1839".

17/04/2006
The Mall
Westminster

2 comments:

Anonymous said...

"London is history come alive" says ccaa lesson... Obrigada, Guto!

Anonymous said...

Captain, Gutinho, captain...