Monday, October 16, 2006

Outono em Paris... (Parte 1)

Fomos para Paris! Dia primeiro de outubro arrumamos as malas (bem compactas), acordamos cedo e fomos para Waterloo station. O trem para Paris saiu às 8 da manhã e levou pouco mais de duas horas e meia para chegar ao centro de Paris. Uma viagem muito confortável no Esurostar, aquele trem que passa pelo túnel sob o Canal da Mancha. Chegamos em Paris no domingo ainda antes do almoço, deixamos as malas no hotel e já saímos para caminhar. Aliás, caminhamos muito nestes cinco dias, vocês vão ver como andamos a cidade inteira...

Lilica chegou toda feliz. Falando e cantando em francês, parecia um passarinho fora da gaiola (não que eu a tenha mantido presa em Londres, por favor). No domingo, ainda antes do almoço, fomos para Montmatre, o lugar mais alto da cidade, de onde se tem uma vista fantástica. Depois de uma longa caminhada morro acima (muitos degraus), chegamos lá no alto na Basilique du Sacré Coeur. De lá de cima vimos a cidade inteira, o que foi ótimo para nos localizarmos. Com o mapa em mãos, localizamos todos os pontos turísticos e percebemos como Paris é uma cidade plana e pequena. Saindo da catedral, fomos na direção da Place du Tertre (ainda no alto do morro). Esta praça é famosa pelos artistas de rua que fazem pinturas e retratos das pessoas. Pura arte!

Acabamos almoçando num restaurante alí no alto. Na região também tem um museu de Salvador Dalí. Morro abaixo e fomos caminhando até a Opéra.
Um teatro imponente no centro da cidade. Uma paradinha num café ao lado do teatro par tomar um suco e apreciar o início da tarde. A caminhada continuou até a Place de la Concorde na margem do rio. A arquitetura da região é fantástica! A praça fica no centro das avenidas que ligam o Arc de Triomphe com o Musée du Louvre. Com o pôr-do-sol, sentamos em um banquinho do jardim para descansar. Quando a Lilian sentiu o cheiro inconfundível de Nutella no ar. Resultado: o primeiro favo e uma criança feliz!

O sol já estava bem baixo e a tarde começou a esfriar. Mas, ainda deu tempo de fazer dois novos amigos. Começamos puxando papo em inglês, depois em português, mineirês, com as mãos... e nada deles responderem. Estávamos evitando, mas, finalmente, decidimos arriscar o nosso excelente francês. Também sem sucesso! Não queriam saber de conversa. Pelo menos conseguimos uma foto com eles. Acho que a amiga da Lilian estava m
uito cansada para conversar e só queria ficar relaxando. Já o meu amigo, que também não queria papo, parecia estar com muita fome. Ainda bem que nos despedimos a tempo, antes dele perder a cabeça (ou eu).

Fez-se tarde e manhã: o primeiro dia. Assim foi nosso domingo, o primeiro dia em Paris. De tardezinha já era hora de procurar outro restaurante para jantar. Mas antes, uma paradinha na beira do Rio Seine para relembrar o dia. Olhar para os dois lados e ver o que ainda nos espera para os próximos dias. Depois do jantar tomamos o rumo do hotel: banho (mesmo em Paris) e cama.

No próximo post continuamos a viagem
.

01/10/2005
C'est fantastic!
Paris

3 comments:

Anonymous said...

Enfim, as fotos de Paris! Já estava pensando que vcs se esqueceram da gente aqui... Aliás, lindas fotos, lindos lugares, lindos, os meus filhos...Que gostoso ler as aventuras do casalzinho na terras do Asterix.
Estou esperando mais...
Beijos
Denise

Anonymous said...

Bonjour, mes chéris enfants!
Comment allez-vous?
Quel beau voyage!

É...vou precisar começar a "desenferrujar" meu Francês!
As fotos estão lindas mesmo!
Como fico feliz por ver vocês assim tão felizes!
E o postal de Londres fez o maior suceeso. Obrigada. Que o Senhor continue a abençoá-los, muito, muito...todos aqui estão com saudades . Um beijão.
tia Lourdes

Anonymous said...

corrigindo:

O postal fez sucesso...