Tuesday, March 20, 2007

Inverno na Bélgica... (Parte 2)


Sem demora, sem demora… está na hora do próximo post. Antes que nossos leitores se esqueçam que nosso blog existe... Continuaremos a viagem pela Bélgica, onde fomos passar uns dias entre o Natal e o ano novo. Na primeira parte nós mostramos um pouco de Bruxelas. Agora vamos para a segunda parte, onde você vai passear conosco durante um dia em Bruges.

Bruges é uma cidade muito, muito pequena no meio do caminho entre Bruxelas e o litoral da Bélgica. Se você leu o post anterior sabe que esta rota ao norte de Bruxelas foi responsável pelo desenvolvimento de vilas muito ricas por causa do comercio de rendas, tapeçaria, etc. Bruges foi o principal centro econômico da Bélgica medieval e também uma das cidades mais importantes da Europa da época.

Um dos parâmetros para se medir a riqueza de uma cidade desta época é a altura das torres das igrejas (e também o número de igrejas). Quanto maior a torre, mais famosa é a igreja e mais importante e admirada é a cidade. Quanto mais famílias ricas, mais igrejas pontudas... e por aí vai. Resumindo, nunca vi tantas igrejas gigantes num lugar tão pequeno.



A arquitetura do lugar é fantástica. Como toda cidade medieval, há uma praça no centro que funcionava como mercado. Em volta ficavam os principais prédios, como bancos, prefeitura, cartório e tavernas. Hoje em dia esta praça é o centro turístico e ao redor existem vários restaurantes. Como fomos logo depois do Natal, encontramos um mercado bem colorido com barraquinhas de bugigangas e comidas típicas. Também no centro da praça havia uma pista de patinação no gelo. E que gelo! Estávamos congelando só de assistir!

Pegamos uma semana bem fria na Bélgica. Não nevou, mas nem precisou! Também não choveu e nós pudemos andar a cidade inteira (inteirinha!) a pé. Se você for reparar nos trajes de inverno da Lilian, sugiro que repare também no vermelho do nariz dela... Nosso passeio durou um dia. Chegamos de trem de manhã e voltamos pra Bruxelas ao anoitecer.

Mas o charme de Bruges está no canal. À medida que a cidade foi crescendo eles foram desenvolvendo um sistema de canais. Assim, há uma rota de navegação desde o centro da cidade até o rio e então para o mar. Hoje, a rede de canais é mais turística do que comercial. Pequenos barquinhos levam turistas ao redor do centro parando na beira de cafés e restaurantes. Almoçamos num destes restaurantes na beira do canal e foi interessante saber que a dona é uma brasileira. Quando o sol se pôs o frio chegou de vez! A Lilian não sossegou enquanto não ganhou um chocolate quente.

Esse foi o nosso dia na cidade medieval mais bem conservada da Europa (é o que dizem, precisamos conhecer as outras pra comparar). Pra resumir, fique com o comentário da Lilian: “Bruges era tudo o que eu imaginava da Europa!”.


26-29/12/2006
Bruges
Bélgica









6 comments:

Anonymous said...

Obrigada por compartilhar conosco um pouco da vida de vocês por aí.Tem sido uma verdadeira delícia viajar com vocês pela Europa. Vocês são ótimas companhias e excelentes cicerones!!!
Beijão.
Néli

-:×:- KaKá Ássi -:×:- said...

Oi Gutiiiii (ou seria Bilili?...rs).. qto tempo, hein?.. deve estar sendo muito dificil pra vc ficar sem me ver!...mas so vim lembrar q te amo muito, e q a Dona Liliam deixou algumas fas com muita saudade!...rs... bjinhus.. Kaka e Maggie

Anonymous said...

Queridos Netinhos: Estamos aqui na casa da tia Lydia tomando um belo de um lanche. Recheiado com bolo de fubá, bolo do Léo, biscoitão ( hummm),rosca...com "tetega" e "éieia" ( do tio Marcio rsrsrs).E como sobremesa viemos deliciar o blog de vcs. Gostamos muito de todas as fotos, inclusive os videos. Saudades, beijos, God bless you, grandma Cema!

Anonymous said...

Queridos Guto e Lílian, complementando o nosso lanche, aqui vai uma mensagem prá vcs com muito carinho e saudades. Esperando o breve retorno de vcs no Natal, para matar as saudades. E ae, gostou do francês que ensinei à sua mãe? rsrs Preciso praticar...hehehe, quando voltar à Paris leve-me junto, ok? Beijinhos e abraços da tia Élice.

Anonymous said...

Hehehe ficaram com água na boca einnnn??? Perderam o cafezinho...mas quando voltarem faço questão de fazer um especial prá vcs, com direito a tudo! Agora vai o abraço e beijinho da tia Lydia e cia... Fikem com Deus e se cuidem ein?

Anonymous said...

[B]NZBsRus.com[/B]
Skip Laggin Downloads Using NZB Files You Can Instantly Find High Quality Movies, PC Games, Music, Applications & Download Them at Fast Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup Search[/B][/URL]