Monday, May 08, 2006

Royal Observatory...

O Greenwich Park é dividido em duas partes: Na parte baixa fica o National Maritme Museum e outros edifícios, todos na margem do rio. Na parte alta, fica o famoso Royal Observatory. Do mirante, é possível observar toda a parte baixa do parque e avistar Londres no horizonte. Os prédios no centro do gramado são as galerias e departamentos do museu. Os modernos edifícios ao fundo, depois do rio, estão no novo centro financeiro de Londres, chamado Canary Wharf. No limite da foto, à direita, dá pra ver a cobertura de lona branca do Millenium Dome, um centro de exposições inaugurado em 2000.

Logo atrás do mirante encontra-se o Royal Observatory, fundado em 1675. É a referência das longitudes no globo terrestre, marcnado o meridiano 0º. Todas as “time zones”do mundo são marcadas com referência neste ponto (GMT). O prédio, chamado de Flamstead House, é mais uma das famosas contruções do arquiteto Sir C. Wren (que também projetou St. Paul’s e outras).

O relógio “oficial” (que hoje não é mais oficial) é um raro exemplo de relógio de 24 horas (24 marcações no disco) e marcava a hora certa para os navegadores que saíam para o mar passando na curva do rio. Eles acertavam seus cronômetros às 13h quando uma bola vermelha aparecia na torre do observatório. Dntro do observatório há salas repletas de cronômetros de diversos tipos. Demorou para um cara inventar o primeiro cronômetro estável, portátil e confiável para ser levado numa embarcação. Sem esses cronômetros não era possível encontrar a posição do navio nas longitudes do globo. Na base do relógio também há um referência para o sistema de medida inglês (pés, polegadas, etc). Os marinheiros podiam vir aqui para calibrar suas réguas e “cordas de nós” (avó da fita-métrica) antes da partida.

E como não poderia faltar, a clássica foto no centro do mundo: Lilian com um pé no Oriente e outro no Ocidente. Acima de sua cabeça há um modesto e desgastado marco com a linha do meridiano central.

E pra terminar, uma foto do meu novo brinquedinho. Encontrei um Aston Martin para andar nos finais de semana (hehe).
Não gostei muito a cor nem do espaço do porta-malas, mas até que dá pra usar uma vez por semana. O motorzinho é um pouco melhor que o do velho Fiestinha.

01/05/2006
Greenwich Park
Greenwich

7 comments:

Anonymous said...

Estou curtindo muito conhecer um pouco da história do "velho continente" com vocês.
Saudades...

Anonymous said...

Eu sei dum cara que queria escrever um post com foto por dia...

Anonymous said...

Pede pra Lilica dar uma passada aqui sempre que ela vier ao ocidente...rsrsrs... Amo o site de vcs! Saudades, meus anjos!

Anonymous said...

E aí, Guto! Achei o blog de vocês pelo Orkut! Tá meio corrido, mas depois eu leio com calma, hehe... tenho que terminar o mestrado rápido! Saiu tudo pros EUA da CAPES e só estou esperando agosto pra ir pra lá! hehe... Manda lembranças pro Brunão também! =D
Até!

Anonymous said...

oi irmao e irma... mo saudades.... vim aqui so pra reclamar de uma coisa: pq eu tb nao ganhei um minutinho no video? a Lilin so falou da Lari,por isso a Meguinha e eu estamos aqui defendendo nosso direito e espaco de cunhada e melhor totozinho...rs... bjinhus

Anonymous said...

Gutão ...não dá para emprestar o Aston Martin um pouquinho ? Gostei hein de ver !!!
Fica caro mandar ele pra cá ? rsrsrs

abraços. Didi and Family

Anonymous said...

Ei,Guto e Lílian!!
Li tudinho e estou adorando!!! E os livros Guto, são bons???
Bjus
Amanda
***